Reconhecida como uma das referências internacionais da dança do século XX, Márcia Haydée ganha documentário biográfico, idealizado por sua irmã Mônica Athayde, e produzido por Marco Altberg, através da Indiana Produções, em parceria com a Globo Filmes e a GloboNews. O filme “Márcia Haydée – uma vida pela dança”, dirigido por Daniela Kallmann, com roteiro de Julia de Abreu e trilha sonora original de Mariana Camargo, será exibido na Mostra Premiere Brasil do Festival do Rio, no dia 2 de novembro, sexta-feira, com a presença da bailarina. Hoje, aos 81 anos, ela está à frente da direção do Ballet de Santiago, no Chile, e atua como coreógrafa para outras companhias internacionais.
O documentário celebra os 80 anos de Haydée e chega às telas para contar a história da única bailarina brasileira a ser reverenciada nos mais importantes teatros do mundo. Entre eles, estão o Bolshoi (Moscou), Opera (Paris); Covent Garden (Londres), Staatsoper (Berlim); Bunka Kaikan (Tóquio); além de Metropolitan Opera House (Nova York); Lincoln Center (Washington); Colon (Buenos Aires) e Teatro Municipal de Santiago (Chile). No Brasil, Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Municipal de São Paulo.

“Foi um prazer, uma alegria e um grande aprendizado fazer um filme com e sobre a Marcia Haydée. Trazer suas lembranças e seu exemplo para as novas gerações é necessário para a formação artística das nossas plateias”, conta Marco Altberg.
Sua trajetória marcada pela dedicação à dança é entremeada por depoimentos de nomes brasileiros como Bibi Ferreira, Ana Botafogo e Deborah Colker. Além de renomados artistas internacionais como Reid Anderson, diretor artístico do Stuttgart Ballet e, Tamas Detrich, ex-bailarino solista e diretor artístico da mesma companhia, onde Márcia trabalhou por quase metade de sua carreira; Luz Lorca, diretora adjunta do Ballet de Santiago, no qual a bailarina é a diretora atualmente, e ainda da mesma Cia, Andrezza Randisek, bailarina solista e, Pablo Nuñes, cenógrafo e figurinista. John Neumeier, coreógrafo e diretor artístico do Hamburg Ballet também dá seu testemunho no filme.
“Não é apenas um filme de ballet, mas, sim, o filme de uma mulher que viveu plenamente dentro e fora dos palcos”, diz Márcia Haydée.
O documentário começou a ser elaborado há mais de seis anos, quando Mônica decidiu começar suas pesquisas nos acervos da irmã. O material selecionado traz momentos da bailarina no Rio, na Alemanha e no Chile, onde morou e desenvolveu sua carreira. Imagens dos anos 50, na casa de seus pais, marcam o momento em que Márcia conhece Michael Powell, diretor do célebre filme Red Shoes, que impulsiona sua ida para a Europa.
“Além da Márcia bailarina, diretora de balé e coreógrafa, queremos mostrar a pessoa que está por trás dos palcos. A Márcia generosa, que tem uma energia incrível e que mesmo depois dos 80 anos continua trabalhando incessantemente ao redor do mundo”, conta Mônica Athayde.
Após seu lançamento nas salas de cinema, o filme será exibido nos canais GloboNews e Curta!
Pré-estreia Rio com a presença de Márcia Haydée
Festival do Rio – Première Brasil – Mostra Retratos
- Dia 02/11, às 18h – Estação Net Gávea, Salas 01 e 02.
- Dia 03/11, às 15h30 – Estação Net Rio (Botafogo) Sala 3
*sessão seguida de debate - Dia 04/11, às 11h – MAM
Pré-estreia São Paulo, com presença de Márcia Haydée
- Dia 05/11, às 21h – Espaço Itaú de Cinema Augusta