Ler, Ver e Ouvir, Livros

Dia Nacional do Livro: movimento através das palavras

Você sabia que hoje, 29 de outubro, é comemorado o dia nacional do livro?

Esta invenção incrível, que enriqueceu a cultura da humanidade, teve início no Antigo Egito com os papiros e ganhou o mundo com a criação da prensa móvel de Johannes Gutenberg, considerada por muitos o invento mais importante do segundo milênio.

Fonte inesgotável de conhecimento, os livros também são responsáveis por grandes registros da arte da dança que, sejam históricos, científicos ou trazendo conteúdos inovadores, com certeza ampliam o conhecimento, a imaginação e a paixão de bailarinos e demais profissionais que atuam com dança.

Aqui no portal Dança em Pauta você vai encontrar indicações de obras sobre dança na seção “Ler, Ver e Ouvir”, subseção “Livros”. Já em nossa loja virtual, o Dança em Pauta Webstore, lançado em 1º de setembro deste ano, você encontra os dois livros da série “Balés Ilustrados”, de autoria da bailarina Regina Kotaka: “Giselle” e “Uma Enciclopédia para Dança Clássica”. Ambos foram escritos e ilustrados por Regina, que por mais de 30 anos atuou como bailarina principal do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba.

Confira mais detalhes sobre estas “pérolas” da literatura voltada à dança:

“Balés Ilustrados: Uma Enciclopédia para Dança Clássica”

Lançado em 2014, graças ao sucesso e grande procura entre os profissionais de dança do Brasil e exterior, ganhou nova edição em 2018, desta vez em três idiomas: português, inglês e espanhol. A obra traz ilustrações de passos e sequências de dança dos principais movimentos usados no balé clássico.

>>Tem matéria com todos os detalhes sobre o livro neste link.

“Balés Ilustrados: Giselle”

Lançado em 2012, traz este clássico do balé de repertório em formato de história em quadrinhos. Esta versão, adaptada e ilustrada por Regina Kotaka do libreto original, criado em 1841 em Paris por Théophile Gautier, narra a dramática história de Giselle, jovem camponesa, que se apaixona por Albrecht, um nobre, que havia encoberto sua verdadeira identidade com o intuito de ser benquisto pelos aldeãos e, assim, disfarçado, poder cortejar a bela camponesa. Albrecht não poderia prever as consequências calamitosas de seu ato.

O trabalho, direcionado primeiramente para atender ao público infanto-juvenil que se dedica à dança, é instrumento facilitador para educadores que desejam explorar o universo de relações entre as imagens e a dança e para o público em geral, que tem acesso a uma abordagem do balé clássico mais dinâmica e compreensível.

>>No Dança em Pauta Webstore, você encontra o livro como parte do kit Giselle, que acompanha também uma caneca e uma almofada com a mesma ilustração da capa do livro.

Lançamento a caminho!!

Dança e ilustração, duas paixões da bailarina Regina Kotaka unidas em seus livros | Foto: Keyla Barros/Dança em Pauta

Para quem já é fã do trabalho de Regina Kotaka, a bailarina autora já tem um novo livro finalizado, em fase de captação de verba para impressão. A nova obra, intitulada “Balés de Repertório: Uma Enciclopédia para Dança Clássica – Vol.2”, dá continuidade a descrição dos movimentos de dança do primeiro volume, desta vez abordando saltos e giros e contando também com desenhos de corpos masculinos.

Sobre a origem do Dia Nacional do Livro
O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810. Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia.

CURIOSIDADE
No Brasil, existe também uma data específica para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, o dia 18 de abril. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.

Depois desta pequena viagem pela história do livro nada melhor do que buscar uma nova obra ou mesmo reler aquela que tem lugar especial em nossa biblioteca!! Conta pra gente qual é a sua!

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend