Ler, Ver e Ouvir, Livros

Dia Nacional do Livro: dançando com as palavras

Você sabia que hoje, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro?

Esta invenção incrível, que enriqueceu a cultura da humanidade, teve início no Antigo Egito com os papiros e ganhou o mundo com a criação da prensa móvel de Johannes Gutenberg, considerada por muitos o invento mais importante do segundo milênio.

Fonte inesgotável de conhecimento, os livros também são responsáveis por grandes registros da arte da dança que, sejam históricos, científicos ou trazendo conteúdos atuais, com certeza ampliam o conhecimento, a imaginação e a paixão de bailarinos e demais profissionais que atuam com dança.

Aqui no portal Dança em Pauta você vai encontrar indicações de obras sobre dança na seção “Ler, Ver e Ouvir” -> subseção “Livros”.

Sobre a origem do Dia Nacional do Livro
O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810. Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia.

CURIOSIDADE
No Brasil, existe também uma data específica para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, o dia 18 de abril. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.

E você, conhece algum dos livros divulgados em nossa seção “Livros”? Gostaria de deixar sua indicação de leitura sobre dança pra gente? Fique à vontade pra escrever nos comentários!

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend