Festivais/Mostras, Notícias, Videodança

Dancine, Festival Internacional de Videodança, divulga jurados e segue com inscrições gratuitas

O Dancine – Festival Internacional de Videodança que será realizado de 11 a 18/07 anunciou os dois jurados que farão parte da sua primeira edição: Cristiane Wosniak e Leonel Brum. Ambos os profissionais são nomes importantes do segmento em âmbito nacional e internacional.

O terceiro jurado do evento será o público, que terá sua escolha apresentada por número de “curtidas” e de “visualizações” nos vídeos concorrentes que serão disponibilizados no canal do YouTube do festival de 11/07/21 até as 18h do dia 17/07/21.

O evento é organizado pela Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA) e tem como diretores Juliana Luiz e Andre Santos, os mesmos responsáveis pelo Festival Internacional de Dança (FIDIFEST), que acontece anualmente em Santos, litoral paulista, desde 2014. Artistas interessados, podem se inscrever, gratuitamente, até 27 de maio, preenchendo o formulário no site do evento.

Mais informações sobre o evento na matéria:
Dancine, Festival Internacional de Videodança, tem inscrições gratuitas e premiação em dinheiro

Saiba mais sobre os jurados:

Profª Dra. Cristiane Wosniak
É Professora Doutora em Comunicação e Linguagens – linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual, pela Universidade Tuiutí do Paraná (UTP), sob orientação da Profª Dra. Denise Azevedo Duarte Guimarães, onde apresentou a tese intitulada ´O Documentário Poético Performático e a Voz do Corpo Dançante como Inter(trans) texto de si mesma: pas de deux Wenders-Bausch´. É mestra em Comunicação e Linguagens – linha de Cibermídia e Meios Digitais – UTP (2006), sob orientação do Prof. Dr. Décio Pignatari onde desenvolveu a dissertação: Dança, cinedança, videodança, ciberdança: dança, tecnologia e comunicação. É Especialista em Artes-Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (1996). É bacharel e licenciada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992). Atualmente é vice-coordenadora e docente titular/permanente do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e professora adjunta, vinculada ao Colegiado do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Também leciona no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança. Desde 2019 é docente titular/permanente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná e coordenadora da linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LICORES). Na Universidade Federal do Paraná, exerce ainda a função de coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR. É líder do Grupo de Pesquisa CineCriare – Cinena: criação e reflexão (PPG-CINEAV/CNPq). É pesquisadora do GP ELiTe – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Pesquisa os temas relacionados às Imbricações entre a Dança, o Corpo, o Cinema, as Artes do Vídeo, a Videodança e as Avançadas Tecnologias de Comunicação aplicadas às Artes e à Educação.

Prof. Dr. Leonel Brum
Co-diretor artístico fundador e curador do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança. É Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve atualmente pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense – UFF. É professor e ex-coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia. Realizou pesquisa pós-doutoral pela Universidade de Lisboa – Ulisboa (2017-2018). Atua como coordenador da equipe brasileira do projeto TEPe: Technologically Expanded Performance (2018-2021). Faz parte do Conselho Consultivo da Rede Ibero-americana de Videodança – REDIV e participa da Rede de História da Dança – CoreoHistória. Foi coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes – Funarte (2008-2010), do Ministério da Cultura. Em 2013, recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna pelo projeto Videodança Amazônia. Atuou como bailarino, coreógrafo e ator profissional durante 15 anos. Tem livros e artigos publicados sobre dança, videodança, história da dança e produção cultural.

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend