Espetáculos/Shows, Notícias

Danças populares do Nordeste e balé marcam presença na última apresentação online da SPCD

A música de César Guerra-Peixe (1914-1993), a poesia e as pinturas de Candido Portinari (1903-1962) e as danças tradicionais nordestinas marcam o encerramento da Temporada 2020 da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa.

Assinada pela coreógrafa Ana Catarina Vieira, Aparições será apresentada em uma transmissão gratuita nesta quinta (24/09), às 20h, realizada ao vivo diretamente do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e poderá ser conferida em todo o Brasil, com exibição única em tempo real nas redes sociais da Companhia e na plataforma #CulturaEmCasa.

Aparições se inspira na essência da cultura popular do Nordeste, manifestada em diferentes vertentes – música, artes plásticas e dança –, para evocar imagens de um Brasil resistente em suas tradições de maneira poética e com muita liberdade criativa. Em sua estreia na Temporada 2020 da SPCD, a coreografia reúne em seu elenco bailarinos que já convivem entre si para além da sala de ensaio e que, por este motivo, podem dançar juntos.

Bailarinos da São Paulo Cia de Dança em cena de Aparições, de Ana Catarina Vieira. | Foto: Fernanda Kirmayr

Além dessa obra, primeira criação de Ana Catarina para a São Paulo Companhia de Dança, a transmissão também terá trechos de grandes clássicos que foram revisitadas e refletem sobre o balé e suas reverberações ainda hoje. São eles Esmeralda, criado por Duda Braz sob inspiração da obra de Marius Petipa (1818-1910) a partir do original de Jules Perrot (1810-1892); e Grand Pas de Quatre, em versão criada pelo bailarino Diego de Paula, que pôde experimentar o ofício de coreógrafo a partir do programa de Desenvolvimento de Habilidades Futuras do Artista da Dança, mantido pela SPCD para dar subsídios aos seus bailarinos para uma reconversão profissional.

A Temporada 2020 da SPCD também contempla obras já presentes no repertório da Companhia, como o pas de deux de La Sylphide, obra original de Mario Galizzi. Na coreografia que é um marco do romantismo, o protagonista não pode tocar sua amada, sintonizando a obra com o distanciamento social exigido no momento.

Cena de Grand Pas de Quatre, de Diego de Paula, com as bailarinas da SPCD: Ana Roberta Teixeira (a frente), Marina Peña, Luiza Yuk e Thamiris Prata (ao fundo). | Foto: André Porto

As mudanças provocadas pelo enfrentamento ao Covid-19 se refletem na Temporada da São Paulo Companhia de Dança como um todo. Obras que estavam originalmente previstas deram lugar a outras adaptadas à atual necessidade de distanciamento social, levando em consideração as medidas sanitárias vigentes e o convívio pessoal entre os bailarinos. O que prevaleceu foi a criatividade latente tanto dos artistas da casa quanto dos convidados, expostos ao desafio de explorar novos modos de se fazer dança, fazendo jus ao nome da Temporada 2020, batizada ainda no final do ano passado como “Permanência e Inovação”.

“A Temporada 2020 da São Paulo Companhia de Dança se adapta às questões sociais e sanitárias provocadas pela Covid-19. O repertório contempla obras criadas especialmente para este momento, respeitando o distanciamento e o convívio pessoal dos bailarinos, o que permite certo grau de contato físico. O próximo trabalho de grupo que iremos estrear na temporada – Aparições, de Ana Catarina Vieira – foi adaptado seguindo essas recomendações. E a participação dos bailarinos na escolha do repertório foi fundamental para que cada um se sentisse à vontade para este retorno aos palcos, que será transmitido de forma gratuita no meio digital, uma experiência única que promete levar a experiência das temporadas anuais da SPCD a um público ainda mais amplo”, ressalta a diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.


O que: São Paulo Companhia de Dança | Temporada 2020
* Transmissão ao vivo
Quando: 24/09, às 20h
Onde: YouTube e Facebook da SPCD | culturaemcasa.com.br
*A apresentação é única e não ficará gravada
Quanto: Gratuito
Programação:

  • Grand Pas de Quatre, de Diego de Paula
  • Esmeralda, de Duda Braz
  • Pas de Deux de La Sylphide, de Mario Galizzi
  • Aparições, de Ana Catarina Vieira
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend