Notícias

Dança no 22º Festival de Inverno da UFPR

De 7 a 17/07, na histórica cidade de Antonina, no litoral paranaense, será realizada a 22ª edição do já tradicional Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, instituição que, em 2012, comemora seu centenário. Como de costume o festival apresenta espetáculos e também oficinas de vários gêneros de arte, para todas as idades, destinadas a profissionais e curiosos.

Este ano, entre as 43 oficinas ofertadas, a dança de salão estará presente, sob o enfoque “A Arte das Danças a Dois”, nas aulas ministradas pelo professor e dançarino paranaense, especialista em dança de salão, Luiz Dalazen. A oficina abordará os fundamentos iniciais do samba de gafieira e do bolero carioca, buscando sua identidade na prática social e mostrando quais são as adaptações necessárias quando se tornam base para uma concepção coreográfica.

Dança para terceira idade será outra atração do evento, na oficina “Quem Dança seus Males Espanta!”, que será ministrada pelas professoras Mariana Navarro e Francine Cruz. Sem passos marcados ou cobrança coreográfica, elas descrevem que a proposta das aulas, levando em consideração as especificidades da terceira idade, é simplesmente dançar criativamente e soltar o corpo através de uma atividade física que pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, de maneira espontânea e divertida.

Contemplando todas as idades com a dança, uma oficina de Hip Hop será oferecida para participantes de 11 a 14 anos, ministrada pelo paulista Caio Fábio, coreógrafo, professor de dança e expressão corporal e especialista em dança como desenvolvimento para crianças. Ele participou da 2ª temporada do Programa “Se ela dança, eu danço” e é fundador do projeto “Hip Hop e a Educação”, premiado pelo Ministério da Cultura. Suas aulas apresentarão a break dance e um pouco da cultura Hip Hop com atividades práticas de dança e consciência corporal.

Além das oficinas, quem visitar a cidade durante o festival poderá conferir, gratuitamente, uma variedade de espetáculos de dança, música e teatro. Para as apresentações das 18h30 e 21h00, no Theatro Municipal, é preciso apenas retirar o ingresso na bilheteria do Theatro a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa. Não é obrigatório, mas quem quiser colaborar com entidades beneficentes de Antonina poderá trocar seu ingresso por um agasalho ou um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend