Espetáculos, Notícias

Dança encerra o mês de outubro no palco virtual do Itaú Cultural

A arte da dança fecha as atividades do mês de outubro do Palco Virtual no Zoom do Itaú Cultural. No sábado (30/10), às 20h, – já numa prévia da Mostra Dança Agora, que o Itaú Cultural realiza nas duas primeiras semanas de novembro – será transmitido ao vivo, do palco da Sala Itaú Cultural, em São Paulo, Risko, solo da coreógrafa Morgana Apuama, que após a apresentação conversa com o público sobre o espetáculo.

Com base na dança e no light-painting, técnica que cria rastros de luz na imagem, Morgana leva à cena uma mulher negra que revive memórias de seus afetos pela cidade, (re)descobrindo maneiras de (re)desenhar escolhas. No diálogo com este novo cenário, ela persiste transitando entre o claro e o escuro, arriscando-se em novas possibilidades e construindo, a seu tempo e maneira, novas formas e desenhos em sua corporeidade.

A programação fecha no domingo (31/10), às 19h, com a exibição do registro de “Teaser para Futuro Fantasma – vídeo 2 Fotossíntese”, do grupo catarinense Cena 11, que conversa com o público depois da exibição. Futuro Fantasma é o tempo presente do Grupo Cena 11. É a manifestação prática do desvio de temporalidades nas quais estão imersos como coletivos bio-culturais. O projeto publica a materialização artística e as ferramentas temporárias e ancestrais, do modo de existir em estado de homeostase, adaptação, mistura, assimetria, coerência, incerteza e risco. Futuro Fantasma é movimento contínuo multidirecional a integrar ações de texto, áudio, vídeo, arquivos, temporalidades e espacialidades através dos corpos que tornam acessíveis a manifestação e o atravessamento da vida das coisas no acontecer do movimento.

A coreografia incorpora, ainda, o conceito Corpo Vodu (criado em 1998 na pesquisa da peça coreográfica Violência), que propõe a ideia de violentação da percepção do outro, considerando como metáfora o boneco vodu: o boneco é o bailarino, os movimentos são as agulhas, o objeto do feitiço é o corpo do espectador.


O que: dança no “Palco Virtual do Itaú Cultural”
Quanto: gratuito
Onde: plataforma Zoom
*todas as apresentações são seguidas de bate-papo com o elenco
Informações/ingressos:  www.itaucultural.org.br
Programação:

  • 30/10, às 20h – Risko, solo da coreógrafa Morgana Apuama
  • 31/10, às 19h – Teaser para Futuro Fantasma – vídeo 2 Fotossíntese, do Grupo Cena 11
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend