Dança & Ciência, Em pauta

Dança controlada e extravagante atrai mais

Uma pesquisa realizada pela universidade de Hertfordshire, no centro-leste da Inglaterra, indica que homens que fazem movimentos mais controlados e um pouco extravagantes na pista de dança agradam mais as mulheres.

O especialista em psicologia cognitiva Peter Lovatt preparou uma série de vídeos mostrando 12 movimentos sutilmente diferentes usados pelos homens quando dançam – por exemplo, abrir mais ou menos os braços ou com menos ou maior coordenação entre as diferentes partes do corpo. Lovatt pediu então a 55 mulheres que avaliassem os estilos, demonstrados pelo próprio cientista, um ex-dançarino profissional.

A conclusão é que as mulheres preferem movimentos com tamanhos pequeno até médio, e apreciam um grau de complexidade que inclui elementos aparentemente aleatórios. Segundo o repórter de ciências da BBC Tom Feilden, isso significa que a extravagância controlada de John Travolta faz mais sucesso do que um exibicionismo escancarado.

Carga genética

Com base nessas conclusões, Lovatt realizou outra pesquisa, para descobrir a relação entre a qualidade da carga genética e o desempenho na pista de dança.

Estudos anteriores revelaram uma forte relação entre traços físicos do homem – como a simetria entre orelhas, braços e pernas ou o comprimento do dedo anular em comparação ao do indicador – e sua exposição a altos níveis do hormônio testosterona quando no útero. O contato com o hormônio na fase pré-natal é tido por muitos cientistas como um indicador de qualidade genética de maneira geral.

Segundo as pesquisas, as mulheres estão predispostas a notar esses indicadores sutis, considerando mais atraentes os homens que têm características físicas simétricas e dedos anulares mais longos que os indicadores.

Para Peter Lovatt, em um ritual cultural como a dança, os genes estão silenciosamente emitindo indicadores de sua “alta qualidade” por meio dos movimentos do corpo.

Fonte: BBC

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend