Espetáculos, Notícias

Contos de Cativeiro: Orum Aiyê Quilombo Cultural estreia espetáculo circense afro-diaspórico

Trazendo a negritude das margens para o centro das discussões culturais, o espaço de resistência Orum Aiyê Quilombo Cultural, de Goiânia (GO), estreia em junho sua primeira produção cênica. “Contos de Cativeiro” é um solo encenado pelo artista Marcelo Marques e dirigido por Renata Caetano. Trata-se de um espetáculo circense afro-diaspórico que será apresentado nos dias 10, 11, 12, 18, 19, 25 e 26/06, no Orum Aiyê Quilombo Cultural, localizado no Residencial Nossa Morada.

O espetáculo, que tem a coreografia de Juliana Jardel, cenário e figurino de Raquel Rocha, é protagonizado, dirigido e coreografado somente por artistas negros. “Estamos em tempos em que a necessidade de atitudes afirmativas em relação a história e a cultura negra estão cada vez mais pungentes”, comenta o artista Marcelo Marques sobre a urgência de uma produção feita por essa equipe.

Diáspora

O espetáculo tematiza uma história que retrata os caminhos percorridos pelo povo preto brasileiro desde a diáspora africana. Essa história é narrada pelo olhar de um preto velho simpático e de fala doce, trazendo para cada cena um recorte com foco na sabedoria, nas vitórias e experiências trazidas da África para o Brasil. Os contos trazem as alegrias, a resiliência e a fé negra.

A montagem pesquisa a mistura das linguagens corporais, do circo com a dança afro e a capoeira, além de outros elementos da cultura negra brasileira. “Contos de Cativeiro é, por sua essência, uma ação regada ao Axé da resistência negra por ter em seu pilar a voz e protagonismo preto entremeado em sua construção e narrativa, trazendo em sumidade a cultura negra que tem sido historicamente perseguida desde o período do Brasil colônia”, comenta a cenógrafa e co-fundadora do Orum Aiyê, Raquel Rocha.


O que: espetáculo “Contos de Cativeiro” | Orum Aiyê Quilombo Cultural
Quando: 10, 11, 12, 18, 19, 25 e 26/06, às 20h
Onde: Orum Aiyê Quilombo Cultural
Rua 10, qd. L, lote 10, Residencial Nossa Morada | Goiânia-GO
Quanto: R$10 inteira e R$5 meia para pessoas negras e estudantes

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend