Ler, Ver e Ouvir, Vídeos Indicados

Comunidades cariocas ganham documentário de Vivências em Danças Populares

Estreia nesta sexta (14/05), às 18h, no YouTube, o minidocumentário “Do chão ao céu”, um relato sobre o projeto “Vivências em Danças Populares”, que passou pelas comunidades do Morro da Babilônia (projeto Favela Orgânica), Rocinha (Pré-vestibular Social Só Cria e Biblioteca Parque) e Realengo (Ponto de Cultura Lata Doida), levando história e emoção com os pés no chão e também nas pernas de pau, por meio de oficinas.

Organizado pelo casal de brincantes Natália Sant’Anna e Bruno Cezzá, do Rio de Janeiro, o projeto, totalmente gratuito, proporcionou encontros com dinâmicas para despertar nos participantes o reconhecimento e valorização da cultura popular brasileira através de vivências de Jongo, Maracatu e Coco.

O projeto Vivências em Danças Populares foi contemplado pela lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Sobre Natalia Sant’Anna
É artista educadora com pós-graduação em Ciência, Arte e Cultura na saúde pela Fiocruz. Brincante, atriz, dançarina, pernalta (perna de pau), coreógrafa, desenvolve há mais de 10 anos pesquisas nas diversas danças populares brasileiras. Já participou de vários blocos de carnaval no Rio de janeiro: Monobloco, Carmelitas, Maracutaia Terreirada Cearense, Baile todo, Tambores de Olokun ainda atuante em alguns deles. Idealizadora, facilitadora e coordenadora da ala de dança na perna de pau do bloco Amigos da Onça e do Projeto Vivências em Danças Populares. Integrante das seguintes formações coletivas: Companhia Horizontal de Arte Pública – CHAP, Grupo Samba do Pererê, bloco Tambores de Olokun, coletivo Barracão Centelha e Gigantes na Luta.

Sobre Bruno Cezzá
É artista educador com graduação em História, pesquisador das manifestações da cultura popular brasileira, compositor, intérprete e brincante. Produziu textos para espetáculos como “Contos de Vó” e “Vida de Viajante”, integrante da Companhia Horizontal de Arte Pública, grupo Samba do Pererê, e do Coletivo Barracão Centelha.


Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend