Festivais/Mostras, Notícias

Coletivo Ruínas ocupa Centro Cultural São Paulo com Mostra Antropo OBScênica

Entre 18/05 e 05/06, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) acolhe a Mostra “Antropo OBScênica”, que reúne trabalhos artísticos criados e produzidos pelo Coletivo Ruínas, durante a realização do projeto Residência OBScênica, centrado na investigação de dança em sítios de demolição de casas para construção de altos edifícios. A intenção é gerar paisagens sensoriais para motivar a desnaturalização da voracidade com que as ações humanas alteram radicalmente a natureza dos lugares e os elos entre corpos e ambientes.

A abertura, no dia 18/05, às 19h, acontece no hall principal, com a exposição “corpo-cardume”, uma seleção expressiva de imagens clicadas pela arquiteta e fotógrafa Inês Bonduki, que acompanhou as ações nos lugares por onde o projeto Residência OBScênica passou, revelando a efemeridade e a natureza das transformações topográficas nos territórios da cidade. Na sequência, a professora e urbanista Raquel Rolnik compartilha com o público as vivências e investigações que a motivaram na escrita do livro “Guerra dos Lugares – A Colonização da Terra e da moradia na era das finanças”, fruto de sua atuação como relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada.

Fixadas no teto e impressas em formato de bandeiras, as fotos da exposição sintetizam a experiência de um corpo-cardume em deslocamento pelo território e ressaltam a tímida escala dos corpos humanos nos ambientes por onde atravessam. Nela, a individualidade de cada corpo, na sutileza de seus gestos e expressões, se dilui na consonância do movimento coletivo.

Entre as atividades programadas para o período de realização da mostra também estão: caminhada pelo CCSP com as dançarinas que participaram da residência artística do projeto; a instalação performativa de dança contemporânea “Corpo Crustáceo”; o vídeo-documentário “A língua dos restos”; e a peça multimídia de dança contemporânea “Terra”. A Mostra Antropo OBScênica finaliza projeto contemplado pela 29ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.


O que: Mostra Antropo OBScênica – Coletivo Ruínas
Quando: 18/05 a 05/06
Onde: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 Paraíso | São Paulo-SP
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend