Espetáculos/Shows, Notícias

Clarín Cia de Dança reflete sobre o amor em espetáculo no Dia da Dança

Nesta quinta (29/04), data instituída pela UNESCO como Dia Internacional da Dança, a Casa de Cultura de São Mateus transmite pelo Facebook o espetáculo “Cebola – cascas de um todo”, da Clarín Cia de Dança, grupo formado por artistas com vivências na capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras.

Unindo dança, música e poesia, “Cebola – cascas de um todo” faz uso da metáfora das camadas de uma cebola para refletir sobre os tipos de relacionamento e a dualidade do sentimento amor, que hora machuca, hora se eterniza. Com trilha sonora inspirada na bossa nova e músicas que falam das dores e das alegrias do amor, o espetáculo transita por um caminho que busca no íntimo de cada pessoa, lembranças de relacionamentos.

Uma troca de olhar, a entrega de uma rosa e um bailado preciso e expressivo ao redor de um banco de praça, onde é possível observar as pessoas passarem e lembrar de momentos de tranquilidade com a pessoa amada, são elementos que integram a montagem.

“Queremos levar ao público um trabalho dançado e gostoso de ser visto, com músicas e movimentos escolhidos para ressoar na memória de quem assistir. É um momento em que desejamos mais amor ao mundo, inspirando o público a visitar lembranças de sentimentos afetivos profundos e verdadeiros e a simplesmente dançar”, comenta Kelson.

Bailarinos da Clarin Cia de Dança. | Foto: Sérgio Fernandes.

Retratando o amor entre os sexos, mas também o amor da amizade e da família, o espetáculo faz uso das letras das músicas brasileiras e suas melodias para compor sua dramaturgia, com coreografias fortes e revigorantes, dialogando com todos os tipos de público.

“A coreografia surgiu a partir da emoção de cada dançarino, de cada história vivida, ou simplesmente por uma bela sequência criada. Essa é uma criação que vem para fazer o elenco dançar, ser livre e se fazer intérprete de seu próprio momento”, explica o diretor.

Sobre a Clárin Cia d Dança
Tendo à frente o diretor, bailarino e coreógrafo maranhense Kelson Barros, foi criada em 2009, dando continuidade às propostas do “Núcleo de Pesquisa Igi Ara” idealizado por ele na universidade. Com artistas que se juntaram para experimentações em dança, a companhia se dedica atualmente à pesquisa com as danças populares do Brasil.

Sobre Kelson Barros
Possui em sua trajetória passagens pelo “Balé Folclórico de São Paulo – Abaçaí”, “Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal de São Paulo” e comissões de frente de diversas escolas de samba de São Paulo, atualmente é coreógrafo da Comissão de Frente da Escola de Samba Colorado do Brás, curador e produtor de Festivais e Companhias de dança. Como produtor atuou com os grupos J.Gar.Cia de Dança Contemporânea, Cia. Mariana Muniz, Coletivo Shop Sui e Grupo Zumb.boys. Atualmente produz o Grupo Gumboot Dance Brasil, Trupe Benkady e Trupé Cia de Artes, com os quais foi premiado com Fomento à Dança e ProAc Cultura Negra e Circulação.


O que: espetáculo “Cebola – cascas de um todo” | Clarín Cia. de Dança
Quando: 29/04
Onde: Facebook da Casa de Cultura de São Mateus

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend