Cursos/Oficinas, Notícias

Clarín Cia de Dança promove oficinas gratuitas de Bumba-meu-boi no Centro de Referência da Dança

Nos dias 25, 27 e 29/04 e 02 e 04/05, das 18h30 às 21h, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, a Clarín Cia de Dança promove workshop sobre os ritmos musicais Bumba Meu Boi, com Alysson Bruno e Vivian Maria. A ação faz parte do projeto “Da Cor de Cobre”, contemplado na 30° Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

As oficinas apresentarão a teoria e a prática da brincadeira do bumba boi, além de encontros com mestras e mestres, abordando as raízes e o impacto no cotidiano dos que dão vida a esta manifestação.

A Clarín Cia. de Dança caracteriza-se pelo trabalho de investigação corporal no universo da dança popular, num viés contemporâneo, buscando uma reflexão do povo para o povo. Neste projeto, a Cia. volta sua pesquisa para a cultura popular tradicional, especificamente a festa do Bumba-meu-boi do Maranhão, numa investigação diretamente ligada aos pontos que compõem a manifestação: sua história, movimento, figurinos e músicas.

“Pretendemos com esse projeto lançar um olhar reflexivo sobre uma manifestação tão rica, antiga e complexa, que merece ser valorizada e preservada”, comenta o diretor, bailarino e coreógrafo da cia, Kelson Barros.

Sobre os professores

Alysson Bruno é músico, nascido e criado na religião do candomblé Ketú. Cursou percussão popular no Instituto Tom Jobim ULM (Universidade Livre de Música) além de sua formação base, na Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo, com orientação de Ari Colares e Toninho Macedo. Percorreu diversos países e festivais levando seu trabalho solo ou com diversos profissionais, inclusive o coreógrafo Irineu Nogueira.

Vivian Maria é formada como atriz pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, trabalha com teatro e danças populares há vinte e oito anos, com vivência em diversas danças brasileiras, integra atualmente a Clarin Cia de Dança, Trupé – cia de artes, Núcleo Histórias de Comadres e Cia Sopa de Comédia.


O que: workshop sobre os ritmos musicais Bumba Meu Boi | Clarín Cia. de Dança
Quando: 25, 27 e 29/04 e 02 e 04/05, das 18h30 às 21h
Onde: Centro de Referência da Dança | Galeria Formosa
Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo | São Paulo-SP
Quanto: gratuito
Inscrições: neste link

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend