Espetáculos, Notícias

Cia Urbana de Dança volta aos palcos com “Rota de Fuga”

Nos dias 01/04, no Teatro Armando Gonzaga, e 07/04, no Teatro João Caetano, ambos no Rio de Janeiro, a Companhia Urbana de Dança, com direção de Sônia Destri Lie, apresenta Rota de Fuga, primeiro espetáculo inédito pós-pandemia do grupo. Inspirada na vivência dos dançarinos, que sentiram na pele a limitação de dançar durante este difícil período de pandemia, a montagem foi criada em apenas 22 dias e selecionada pelo Prêmio Funarj de Dança.

Segundo Sônia, que assina a concepção, a criação é um trabalho de equipe com os bailarinos em que cada um se expôs verdadeiramente “a partir das loucuras pessoais percebidas e vividas por estarem trancados em casa durante a pandemia”. No isolamento social, a Companhia produziu uma frase de coreografia por semana e parte do material foi usado em “Rota de Fuga”. O resultado estará no palco, através das performances de cinco bailarinos, todos oriundos de comunidades do Rio de Janeiro.

“Muitos bailarinos ficaram deprimidos, tiveram que se mudar de casa, perderam a forma física. Foi um período difícil. Somos todos hoje ‘novos eus’, resultado dessa vivência no isolamento, na desesperança, no medo”, comenta Sônia.

Sobre a Cia Urbana de Dança
Fundada em 2004 pelo bailarino Tiago Sousa e pela coreógrafa e diretora artística Sonia Destri Lie, a Companhia Urbana de Dança é um conjunto de artistas de rua que trabalha para fomentar a trajetória humana através da dança. Realizando um trabalho minucioso de pesquisa das raízes culturais brasileiras e colocando este material em diálogo com as tendências contemporâneas da dança urbana, produz um material cênico e coreográfico riquíssimo e potente.


O que: espetáculo Rota de Fuga | Cia Urbana de Dança
Quando: 01/04, 16h
Onde: Teatro Armando Gonzaga
Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias, 511 Marechal Hermes | Rio de Janeiro-RJ
Quanto: R$1,00

O que: espetáculo Rota de Fuga | Cia Urbana de Dança
Quando: 07/04, 19h30
Onde: Teatro João Caetano
Praça Tiradentes, s/n – Centro | Rio de Janeiro-RJ
Quanto: R$10,00 (inteira)

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend