Nos dias 27 e 28/11, no palco do Teatro Guaíra, Curitiba receberá pela primeira vez o Balé O Quebra-Nozes, interpretado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville, única filial do renomado Ballet Bolshoi da Rússia. O espetáculo é uma promoção da Santa Casa de Curitiba, entidade filantrópica e pioneira em serviços médicos na cidade. Toda a renda com os ingressos será revertida para o hospital, que é referência em diversas especialidades e está prestes a completar 140 anos de atividades.
Em cena, a companhia jovem e alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentarão a versão coreográfica deste clássico do balé criada pelo russo Vladimir Vasiliev, patrono-fundador da escola. Ele passou uma temporada em Joinville ensaiando os bailarinos. “O Balé O Quebra-Nozes é um dos espetáculos mais remontados do mundo, e ainda assim vem encantando plateias das mais diferentes gerações”, comenta Vasiliev.
A ideia de trazer o espetáculo para Curitiba partiu da vontade de fazer circular o espetáculo pelo país, como forma de difundir o trabalho que vem sendo feito na Escola. “É a primeira vez que o Balé O Quebra-Nozes completo é encenado fora de Joinville. É um grande privilégio que isso aconteça em Curitiba, cidade que tem um grande repertório cultural. Além disso, esse é um espetáculo clássico do Natal, e Curitiba possui uma tradição de apresentações natalinas. Temos certeza que vai ser uma grande apresentação. O fato de ser um projeto beneficente, organizado pela Santa Casa, está diretamente relacionado com os objetivos da Escola”, relata Pavel Kazarian, diretor geral da Escola.

O diretor geral corporativo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Jeferson Machado Pereira, reforça a importância dessa parceria para o hospital. “Assim como a Santa Casa, o Balé O Quebra-Nozes tem uma história centenária de tradição e evolução. Trazer o espetáculo pela primeira vez a Curitiba é motivo de orgulho para nós”, destaca.
O espetáculo é composto por cerca de 80 bailarinos e ainda conta com animação gráfica. O joinvilense Leandro Mendes, VJ Vigas, é o profissional responsável por dar vida ao cenário e trazer ao palco um trabalho de “projeção animada” criada a partir de telas exclusivas produzidas por Vasiliev. As animações são sincronizadas com a música. É a tradição do balé com a tecnologia da projeção. A montagem do Quebra-Nozes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil estreou em 2014 e será reapresentada nas comemorações de 20 anos do Bolshoi Brasil em Joinville.
O Espetáculo em Curitiba é patrocinado pela Fertipar, com apoio da Peróxidos Brasil, Irmãos Passaúra, BRDE e Fomento, com realização da Santa Casa, Secretaria da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.
O que: espetáculo O Quebra-Nozes | Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Quando: 27 e 28/11, às 20h
Onde: Teatro Guaíra | Curitiba-PR
Quanto: a partir de R$ 156,00 (inteira)
Ingressos: site Disk Ingressos