Cursos/Oficinas, Notícias

Cia Garopaba Atitude promove workshop gratuito de breaking na FURB, em Blumenau

Nesta quinta e sexta (19 e 20/05), Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), a Cia Garopaba Atitude, grupo de dança criado há 15 anos no litoral de Santa Catarina, promove o workshop gratuito de breaking “Como partilhar do processo criativo na dança do B.Boy”. A iniciativa faz parte de uma série de cursos promovidos pela cia em várias cidades catarinenses desde 2021. Para participar, não é necessário ter experiência com a técnica, já que o objetivo, de acordo com os organizadores, é espalhar a semente da cultura hip hop, desmistificando o estilo e aproximando a linguagem dos demais artistas da dança.

Agna Muller, uma das fundadoras do grupo, comenta que o breaking abre possibilidades corporais para praticantes de diversas danças como ballet, contemporâneo e jazz: “Quando faço composições coreográficas para minhas turmas de jazz, por exemplo, utilizo muito a técnica do breaking na forma de olhar para o trabalho, nos tempos que ele propõe. Faz toda a diferença em outras linguagens. Com a prática o meu corpo ficou mais atento, ágil, compreendi diferentes eixos e formas de fazer o movimento e ampliou muito a forma de perceber a musicalidade”.

Diretor do grupo ao lado de Agna, Rogério Ribeiro destaca que a técnica propõe novas ideias para o corpo, independente da formação do artista: “O breaking tem como principal característica trabalhar nos três planos, alto, médio e baixo, principalmente plano baixo. Essa relação e a fluidez com o chão, acredito que seja um grande diferencial. É um estudo tão completo e com uma complexidade de movimentos de diversas influências que acaba possibilitando a consciência de um corpo inteligente, que é capaz de absorver inúmeras técnicas. Ele intensifica essa facilidade que o corpo pode ter para transitar por outras modalidades de dança”.

Além do compartilhamento da metodologia da Cia Garopaba Atitude, a programação também promove a reflexão no bate-papo “O espaço da mulher na dança breaking e o protagonismo das B-girls no trabalho da Cia Atitude”. O Projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.


O que: Curso de Dança “Processo Criativo na Dança B.boy”
Quando: 19 e 20/05 | 7h30 às 11h15 e 18h30 às 21h30
Onde: Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Quanto: gratuito
*participantes a partir dos 12 anos
Inscrições neste link

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend