Espetáculos, Notícias

Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa, do TMRJ, apresenta versão estendida de “O Corsário”

De 15 a 19/06, o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) recebe, pela primeira vez, a versão estendida – dois atos em quatro cenas – do ballet “O Corsário”, encenada pela jovem Cia Ballet da Escola Maria Olenewa (BEMO) do TMRJ. A obra, um clássico do repertório mundial, se passa na costa do Mar Jônico, quando a Grécia estava sob o domínio turco. Ela narra uma história de amor e aventura em um universo de piratas e odaliscas.

Como protagonistas, três talentos da escola: Marcella Borges (que brilhou recentemente na última montagem de “Lago dos Cisnes” no Theatro Municipal), José Ailton e Alysson Trindade. A apresentação também terá participação especial dos primeiros bailarinos do TMRJ, Cícero Gomes e Filipe Moreira. A remontagem e adaptação da coreografia de Marius Petipa são de Hélio Bejani e Jorge Texeira. Direção geral de Helio Bejani e Ana Paula Lessa.

Uma hora antes de cada espetáculo será realizada uma palestra educativa gratuita no Salão Assyrio com curiosidades sobre o ballet “O Corsário”, o processo criativo da montagem, a diversidade e a valorização das diferenças (raça e gênero).

“Criamos uma companhia de ballet que respeita e valoriza a diversidade. São 26 moças e 17 rapazes em cena, de diferentes raças e situações socioeconômicas unidos pelo amor à arte, talento e disciplina. Quem assiste às apresentações da Cia BEMO apoia a Escola de Dança Maria Olenewa e a ampliação do mercado profissional, cada vez mais promissor, para jovens bailarinos”, completa Hélio Bejani, diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Regente do Ballet do TMRJ.

O ballet “O Corsário” é uma realização da Associação dos Amigos da Escola Maria Olenewa (AMADANÇA), Ministério do Turismo, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Formação de Plateia

Oitenta professores participaram de uma palestra com o historiador da Dança, Prof. Dr. Paulo Melgaço, com o objetivo de receberem informações para trabalharem em sala de aula com os estudantes. “É muito importante oportunizar aos alunos das escolas públicas acesso a diversas culturas. Receberemos jovens estudantes para assistir jovens bailarinos”, contextualiza, Melgaço. Os professores fizeram uma visita guiada ao TMRJ e saíram com material educativo. Os alunos aprenderão em sala de aula com seus professores e, no dia da estreia, que será exclusiva para escolas, participarão de uma récita com uma palestra de boas-vindas da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline. Os estudantes receberão caderno educativo visando estimular o pensamento crítico e o debate.


O que: O Corsário | Cia da Escola Maria Olenewa do TMRJ
Quando: 16, 17 e 18/06, às 19h | 19/06, às 17h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/n Centro | Rio de Janeiro-RJ
Quanto: a partir de R$10,00 (inteira)
Ingressos: bilheteria do TMRJ

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend