O desfile das escolas de samba do carnaval paulista, neste sábado (18/02), trará mais uma vez para a avenida o “sambateado”, uma mistura do nosso samba com a técnica americana do sapateado desenvolvida pela coreógrafa, cantora, musicista e sapateadora Christiane Matallo. O sambateado foi apresentado pela primeira vez no desfile da Mocidade Alegre de 2008 e desde então é uma ala sempre presente nos desfiles da escola.
“Sou artista brasileira, com ginga, com malícia boa e sem medo de experimentar coisas novas. O sambateado é um pouco do que acredito, é um pouco de Brasil e é um pouco da vivência com outras culturas. É usar a linguagem do sapateado dentro de um corpo brasileiro que se movimenta e se agita com o ritmo binário e sincopado do samba. O corpo faz a melodia e os pés fazem o ritmo”, explica Christiane.
Em 2012, a novidade da ala coreografada por ela serão calçados que possuem uma fivela em forma de coração com luzes vermelhas de LED, que se acendem quando o sapato bate no chão, ao ritmo do samba-enredo. O projeto, intitulado “Pé Iluminado”, foi desenvolvido pelo engenheiro Paulo Mazzei, especialista em aviação civil.

Terceira escola a entrar na avenida neste sábado, este ano, a Mocidade Alegre homenageia o escritor Jorge Amado com o samba enredo “Ojuobá”, inspirado em seu livro “Tenda dos Milagres”. Cada um dos 11 “sambateadores” terá uma fantasia exclusiva, representando um orixá.