Espetáculos, Notícias

Ballet Paraisópolis forma primeira turma de bailarinos e estreia o espetáculo “Bando”

Nesta quinta (21/07), às 20h, no Teatro B32, em São Paulo, as comemorações de dez anos do Ballet Paraisópolis, iniciadas em maio, chegam ao seu ponto alto com a formatura, pela primeira vez, de oito jovens bailarinas integrantes do recém-criado Grupo Jovem Ballet Paraisópolis. A cerimônia será precedida pela estreia do espetáculo de dança contemporânea “Bando”, com direção e criação de Christian Casarin, apresentado pelo grupo.

Fundado em 2012 por Monica Tarragó, o Ballet Paraisópolis oferece aulas gratuitas de balé clássico, dança contemporânea e moderna para crianças e jovens, entre 8 e 20 anos de idade, da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. O curso tem duração de nove anos e é ministrado por uma equipe composta de seis professores renomados na área de dança. Os alunos contam ainda com sessões de fisioterapia, pilates, orientação nutricional e pedagógica.

A cerimônia de formatura da primeira turma da instituição será composta por apresentações de variações clássicas que integram o II Ato do balé de repertório Paquita. Ao final de cada solo as bailarinas recebem da mão de seus pais e da equipe do Ballet Paraisópolis um certificado de conclusão de curso livre.

“Após nove anos, nossos alunos já terão seus registros profissionais como bailarinos e poderão ingressar no mercado de trabalho, além de potencializar e elevar o próprio processo artístico dentro da instituição”, destaca Mônica, ressaltando o orgulho de toda a equipe envolvida.

A criação do Grupo Jovem Ballet Paraisópolis também tem um peso significativo na trajetória do Ballet Paraisópolis e aponta na direção da criação de um grupo profissional. “Os desafios são enormes, mas estamos dando o primeiro passo para que nossos bailarinos tenham a oportunidade de circular com trabalhos criados para o elenco, além de possibilitar uma vivência mais madura sobre o fazer e pensar artístico”, afirma Monica.

Grupo Jovem Ballet Paraisópolis em cena do espetáculo “Bando”. | Foto: Marcos Alonso.

“Bando” e a coletividade

Nova montagem do Ballet Paraisópolis o espetáculo de dança contemporânea “Bando” abre a noite de festa. A coreografia com 13 bailarinos do Grupo Jovem Ballet Paraisópolis nasce de um desejo de desenvolver em dança, o trabalho de coletividade entre os integrantes do recém-criado grupo.

Para o coreógrafo Christian Casarin, Bando é um amontoado de sensações, situações e coreografias, que cria uma dramaturgia única, onde os bailarinos ocupam os espaços, correm por ele e bordam trajetos e paisagens pessoais transformando e possibilitando a chegada do novo. “Com uma trilha sonora diversa e figurinos fluorescentes, o espetáculo reflete a relação entre grupo, indivíduo e natureza”, explica ele.

Atualmente, o projeto social beneficia diretamente 200 crianças e jovens. Outros dois mil aguardam na fila de espera.


O que: espetáculo Bando e formatura 2022 | Ballet Paraisópolis
Quando: 21/07, às 20h
Onde: Teatro B32
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 Itaim Bibi | São Paulo-SP
Quanto: gratuito
*retirada de ingressos 1h30 antes na bilheteria do teatro

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend