Espetáculos/Shows, Notícias

Balé da Cidade de São Paulo une dança e poesia em série no Youtube

Nesta semana, de 8 a 11/09, o Theatro Municipal de São Paulo terá uma programação dedicada à dança e a poesia no ambiente digital. Trata-se de um projeto do Balé da Cidade de São Paulo que propõe o diálogo do corpo em movimento com palavras que descrevem situações vividas por uma parcela da sociedade. Em Dançando Palavras, bailarinos, poetas e músicos do Theatro Municipal trabalham juntos. Ismael Ivo, diretor do Balé da Cidade, assina as coreografias. Será publicado um vídeo por dia, entre terça e sexta-feira, sempre às 18h.

Em busca de autores ligados a comunidades distantes da região central de São Paulo, Ismael selecionou, a partir de uma ampla lista, quatro poemas com temas bem diversos, de autores ainda não conhecidos do grande público. “Eles representam a diversidade de vozes da cultura de São Paulo”, destaca o diretor do Balé da Cidade. A convite do Theatro Municipal, eles declamam seus textos enquanto bailarinos interpretam a coreografia assinada por Ivo. As obras dos artistas da palavra são carregadas de sentimento de pertencimento, de olhar para o seu interior e de como o mundo se comporta diante deles.

A edição dos episódios ficou a cargo de integrantes do Gleba do Pêssego, coletivo criativo com foco no audiovisual formado por realizadores LGBTs vindos de periferias da Grande São Paulo. Tatiane Ursulino, Leo Domingos e Guilherme Candido aceitaram o convite do Municipal para imprimir ao projeto uma estética urbana, contemporânea e diversa. A iniciativa reforça o papel do Theatro em dar voz e visibilidade a esses artistas.

Fechando o projeto nesta sexta (11/09), o Balé da Cidade interpreta obra inspirada em texto da poetisa e idealizadora do coletivo de slam Sarau das Pretas, Débora Garcia. Em seu Modernistas do Novo Tempo, ela trata a arte como recurso utilizado pelas pessoas negras como forma de afirmação no mundo, reconhecimento este que vem encontrando dificuldades. Neste dia, o Theatro Municipal também reúne os quatro autores para um bate-papo em seu canal no YouTube.

Balé da Cidade na quarentana
Quem acessar o YouTube do Theatro Municipal também pode conferir dois espetáculos do Balé da Cidade de São Paulo apresentados no palco do Municipal: A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, e A Biblioteca de Babel, inspirado no conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges.


O que: Série Dançando Palavras | Balé da Cidade de São Paulo
Onde: canal no Youtube do Theatro Municipal
Quanto: gratuito
Programação:
08/09, 18h – Contra indicação, de Clayton Mendes
09/09, 18h – Imaginárias, de Daniela Hernandez Solano
10/09, 18h – Águas, Abgail Campos Leal
11/09, 18h – Modernistas do Novo Tempo, de Débora Garcia – neste dia, o YouTube do Theatro Municipal também traz um bate-papo ao vivo com os autores.

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend