Notícias, Universo da Dança

Bailarino paranaense assina contrato de dois anos com a cia de dança alemã Ulm Theater

Ele começou a dançar aos 14 anos de idade por meio de um projeto social de hip hop desenvolvido em Francisco Beltrão, interior do Paraná. Desde então, a paixão de Daniel Perin pela dança só aumentou e o seu talento rapidamente transbordou para outras modalidades e fronteiras. Hoje, o jovem que, com muitos incentivos, deu os seus primeiros passos de dança em sua cidade natal, está de malas prontas para representar o Brasil em carreira internacional. Ele foi descoberto pela Ulm Theater, companhia de dança contemporânea alemã que realizou uma audição em Curitiba no mês de julho. O jovem foi escolhido a dedo e fechou o contrato com a companhia para trabalhar como bailarino no país por, no mínimo, dois anos.

Daniel Perin na Mostra Paranaense de Dança 2014 | Foto: Deborah Chibiaque
Daniel Perin na Mostra Paranaense de Dança 2014 | Foto: Deborah Chibiaque

Daniel teve o seu talento revelado ainda em 2011, quando a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) identificou o potencial do garoto em uma seletiva da Mostra Paranaense de Dança em Francisco Beltrão. Desde então, ele sempre tem marcado presença nas seletivas da Mostra e por diversas vezes foi selecionado para a Etapa Final em Curitiba. Nas últimas edições, em 2014 e 2015, ele também apresentou coreografias próprias. Já em 2016, a participação foi como convidado na abertura dos espetáculos da Mostra Final, quando já integrava uma companhia profissional de Curitiba.

“Quando comecei a ir para a capital por meio do projeto da ABABTG, pude fazer várias oficinas que ajudaram no meu desenvolvimento. Foi a primeira vez que tive contato com uma companhia profissional como o Balé Teatro Guaíra e o meu sonho de fazer carreira em Curitiba aumentou”, comenta Perin. Em agosto de 2015, em uma de suas apresentações pela Mostra Paranaense de Dança, Daniel foi aceito na Cia de Dança Masculina Jair Morais e passou a residir na capital. Apenas um ano depois, quando a ABABTG trouxe para o Brasil Roberto Scafati, diretor artístico e coreógrafo da companhia de dança do Ulm Theater por meio de um intercâmbio artístico, o jovem participou de uma audição e encantou o diretor.

Com tudo pronto para embarcar em direção à Alemanha na segunda-feira, dia 29 de agosto, Daniel ressalta: “Meu desejo agora é me estabelecer em carreira internacional representando o Paraná no exterior. Eu não vou sozinho. Carrego comigo todas as referências que tive no meu Estado, as pessoas que me ajudaram, incentivaram e me serviram de exemplo, os artistas e grupos nos quais tenho me inspirado. Quero levar a espontaneidade e a emoção latente própria do brasileiro para adicionar à excelência técnica e seriedade do trabalho alemão”, ressalta Daniel.

Junto com Daniel, segue para participar do Ulm Theater mais uma bailarina brasileira, a paulista Beatriz Caravetto, que também participou da última edição da Mostra Paranaense de Dança como convidada. A jovem de 23 anos é formada em Ballet Clássico pela Academia Cristina Cará, já participou da Cia Brasileira de Danças Clássicas, da Cia Jovem de São José dos Campos e, neste ano, estava integrando a Curitiba Cia de Dança, ao ser selecionada pela companhia Alemã.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend