Notícias, Videodança

Apokálypsis: Taanteatro Companhia comemora 30 anos com obra de teatro coreográfico sobre o meio ambiente

Estreia nesta sexta (10/12), às 20h, o espetáculo de dança-teatro em formato de filme Apokálypsis, nova obra da Taanteatro Companhia, dirigida por Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, que propõe reflexão sobre meio ambiente e mudanças climáticas por meio da linguagem do teatro coreográfico. O projeto marca os 30 anos do grupo e terá apresentações também nos dias 11, 12, 17, 18 e 19/12.

Repensado e reestruturado no formato de filme em decorrência da pandemia de Covid-19, a criação é formada por três solos teatro-coreográficos, dirigidos por Maura Baiocchi e com textos do diretor alemão Wolfgang Pannek (ele escreveu três poemas, um para cada performance), que transitam na interface entre o corpo, artes audiovisuais, poesia e filosofia. Cada solo foi criado e realizado em ambientes distintos e estão integrados na edição do filme. A reflexão proposta aponta para três eixos: os personagens shakesperianos Hamlet e Ophelia, o cenário global contemporâneo de catastróficas ameaças sócio-políticas e ecológicas e o pensamento apocalíptico da tradição judaica-cristã.

Os solos transportam personagens shakesperianos da época medieval para o século 21, atualizando o questionamento “ser ou não ser” frente às mudanças climáticas e à poluição ambiental, a partir de perspectivas apocalípticas.

A obra é a contrapartida cultural da Taanteatro Companhia para o edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc – Eixo Premiação por Histórico em Dança (2020).


O que: videodança Apokálypsis
Quando: 10, 11, 12, 17, 18 e 19/12, às 20h
Onde: youtube.com/c/TaanteatroCompanhia
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend