Cursos/Oficinas, Notícias

Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama promovem imersão presencial de butoh em Porto Alegre

De 10 a 12/12, no MEME Estação Cultural, em Porto Alegre, os bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishyama realizam a imersão presencial de butoh Vestígios do Tempo. A oficina fará um mergulho nos ensinamentos do mestre Yoshito Ohno, filho de Kazuo Ohno, precursor da modalidade ao lado de Tatsumi Hijikata no final da década de 1950.

Ao longo de três dias de imersão, os encontros, limitados a até 15 participantes em função dos atuais protocolos sanitários, trarão Ana e Nishiyama unindo teoria e prática para aprofundar os princípios do butoh, vivenciando-o em alguns espaços de Porto Alegre e percebendo os vestígios do tempo, além das memórias evocadas na busca pelo sensível.

Em Vestígios do Tempo, a dupla de bailarinos mostra como o butoh e seus caminhos revelam o chamado de volta ao ventre das árvores, das águas e do corpo. É um movimento que presencia o espaço e o silêncio imerso em estados de presença, e que carrega em si o desejo de integrar a natureza ao que chamamos de cidade.

Desde 2015 trazendo a modalidade de forma pioneira para Porto Alegre, Ana Medeiros conquistou amplo espaço no cenário cultural com a sua paixão pelo butoh, dividindo os trabalhos com o bailarino japonês Hiroshi Nishiyama. Antes da pandemia, a dupla já acumulava passagens por São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná com aulas, oficinas, espetáculos e imersões.

Durante o período de isolamento social, Ana e Nishiyama não interromperam suas atividades. Além de terem sido contemplados em nível regional com os editais FAC Digital RS e Pró-cultura RS FAC, a dupla participou da programação do #EmCasaComSESC e seguiu ministrando aulas de butoh, de forma virtual. O que era, de início, um receio pela falta de proximidade física, logo se tornou uma feliz descoberta, já que dezenas de alunos espalhados pelo país passaram a fazer parte dos encontros. O momento, agora, é de retomada presencial, mantendo as atividades online em paralelo.


O que: Vestígios do Tempo | imersão presencial de butoh, com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Quando: 10 a 12/12
Onde: MEME Estação Cultural
Quanto: R$ 500,00
Inscrições/informações: centromeme.com.br/mob/imersaobutoh

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend