Espetáculos, Notícias

A-cor-dar: bailarinos do projeto Dança e Cidadania se apresentam em Campinas

Neste sábado (09/04), às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas (SP), os bailarinos do Projeto Dança e Cidadania apresentam o espetáculo A-cor-dar, uma homenagem ao jubileu de 50 anos da Associação Campineira de Letras e Artes (ACLA), ocorrido em 2020. A apresentação, gratuita e aberta à população, passeia por obras consagradas de Adolphe C. Adam, Tchaikovsky, Michael Nyman, Minkus e Pink Floyd, que prometem emocionar o público.

Por conta da pandemia de Covid-19, as festividades da ACLA foram adiadas para 2022 e ocorrem entre os dias 8 e 10/04 com apresentação de dança, música, lançamento de livros, posse de novos acadêmicos, exposição de artes plásticas, dentre outros eventos, tudo no Teatro Castro Mendes.

“Como representante da cadeira de Dança nº10 da ACLA, que recebeu o nome de Ivonice Satie (dançarina e coreógrafa que também foi integrante do corpo de baile do Teatro Municipal de São Paulo), prestamos nossa homenagem à essa Academia, que além de Letras, também tem representantes de outras atividades artísticas, como Música, Teatro, Artes Visuais e Dança. Para nós é uma honra participar desse evento”, destaca Lucia Teixeira, que além de fazer parte da ACLA é a idealizadora do Projeto Dança e Cidadania, que por meio da Lei Rouanet, há 22, anos leva crianças da periferia de Campinas, Mogi Guaçu, Cosmópolis e Itajubá para brilhar nos palcos do Brasil e do mundo com o balé clássico e moderno.

Foto: Isabela Senatore

Para se ter ideia da força do projeto que nasceu em Campinas e acabou sendo exportada para as outras cidades, alguns ex-alunos hoje são solistas em companhias da Europa e da África. Mais de 5 mil crianças e adolescentes já passaram pelo projeto, tendo professores com formação de alto nível.

Lucia faz questão de destacar que não importa a condição de vida das crianças e dos jovens que entram para o Projeto Dança e Cidadania. Durante esses anos e conhecendo a realidade das crianças e jovens ela sabe que nem todos têm condições de estar em uma boa escola, uma boa moradia ou mesmo condições mínimas da família para viver com dignidade. “Mas o balé que oferecemos a eles é o melhor e tem ajudado a construir não só bailarinos, como pessoas íntegras e cheias de sonho e esperança”, assegura.

O roteiro do espetáculo é de Rubén Terranova. Na coreografia estão Carlos Santos, Daniela Steck, Nathalia Corrêa e Rubem Terranova. O espetáculo tem a produção do Ballet Harmonia com a direção geral de Lucia Teixeira. A obra tem patrocínio de Mahle, Bosch, Stoller, Matera e Bispharma e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Teatro Castro Mendes.

Foto: Isabela Senatore

Sobre o Projeto Dança e Cidadania
Teve início em 2001 com a denominação Educação com Dança envolvendo 50 crianças vindas de famílias de baixa renda. Inicialmente, as aulas de ballet eram dadas em locais próximos as moradias das crianças, em condições muito precárias. Aos poucos o projeto foi crescendo e hoje atende 300 crianças e jovens de cerca de 40 bairros periféricos das cidades de Campinas, Mogi Guaçu, Cosmópolis e Itajubá. Os participantes recebem gratuitamente todo o material necessário para as aulas, ensaios e apresentações. Os alunos que se destacam pela dedicação, aplicação e talento são convidados a participar das aulas na academia do Ballet Harmonia, onde as condições de infraestrutura são mais adequadas para um desenvolvimento pleno. Com esse aperfeiçoamento e após muita dedicação, passam a integrar a Cia de Dança de Campinas.

Além das aulas de ballet, todos recebem noções de higiene pessoal, boas maneiras, organização, disciplina, comportamento em grupo e responsabilidade. Também é desenvolvido o gosto e amor pela arte, a musicalidade, o ritmo, a coordenação motora, a criatividade, sempre procurando elevar a autoestima de todos. Outro objetivo importante do projeto é o incentivo à participação masculina, que ainda sofre preconceito em nosso país.


O que: espetáculo A-cor-dar | projeto Dança e Cidadania
Quando: 09/04, 20h
Onde: Teatro Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 Vila Industrial | Campinas-SP
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend