Festivais/Mostras, Notícias

4º Dança em Cena: mostras, residência artística, capacitação e espetáculos em Florianópolis

De 15 a 19/06, em Florianópolis-SC, acontece o 4º Dança em Cena, um dos eventos mais importantes de fomento à dança e formação de plateia da capital catarinense. Passados dois anos de espera em razão da pandemia, o projeto promove cinco dias de Mostras de Dança, Residência Artística com jovens, Capacitação Profissional e espetáculos de grupos convidados. Toda a programação é gratuita e realizada em diferentes locais da cidade.

Ao abrir o palco para grupos já consagrados em todo o Brasil e, também, para companhias amadoras, bailarinas e bailarinos de todas as idades e classes sociais, o Dança em Cena se consagra como um projeto democrático e de formação de plateia. Mais que isso: este ano, o evento dá vazão à produção e pesquisa em dança que, desde o começo de 2020, aguardava uma oportunidade para encontrar o público.

Com recorde de inscritos, a Mostra de Dança do projeto é realizada ao longo dos cinco dias do evento com apresentações de solos, duos e conjuntos de gêneros como ballet, jazz, dança contemporânea, street dance, sapateado, k-pop e dança de salão, entre outros. As performances são apresentadas em um palco-arena montado no Floripa Shopping.

“As coreografias inscritas mostram o quanto a arte e a dança cada vez mais abraçam a diversidade e a possibilidade de se expor livremente. A gente percebe que estão sendo criadas coreografias que dialogam com questões contemporâneas. Pautas como aceitação, por exemplo, aparecem como referências para criações coreográficas”, observa Aline Menezes, diretora artística do evento.

Além da Mostra de Dança, a programação traz também o Celebra, a noite de gala do evento, um espetáculo – com tradução em LIBRAS – que reúne companhias de dança de destaque no Teatro Pedro Ivo.

Em 2022, serão apresentados espetáculos de três grupos. De Florianópolis, a Eleve Cia de Dança, do premiado coreógrafo Anderson Machado e de Andrea Baptista, apresenta o belíssimo Cartas para Solidão. Já a Millennium Cia de Dança, de Itajaí, celebra 25 anos de trajetória com o espetáculo Os Reis do Show, um musical sobre o nascimento do show business e o sentimento maravilhoso de quando sonhos se realizam. A coreografia é assinada por Thurbo Braga.

O terceiro convidado é o premiadíssimo Gumboot Dance Brasil, de São Paulo. Trata-se do único grupo do país e um dos poucos em todo o mundo que se dedica à pesquisa da Gumboot, um estilo de dança sul–africano. A Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século 19 nas minas de ouro e de carvão da África do Sul.

Na Capital, eles apresentam Yebo, espetáculo por meio do qual o público vai conhecer a criação de um dialeto sonoro feito a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em uma apresentação percussiva. O Celebra tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.

“São grupos com trajetória, já premiados. A escolha passou por realmente apresentar a diversidade que a dança tem. Trazer a Gumboot Brasil, por exemplo, é uma oportunidade única para que as pessoas daqui conheçam a pesquisa de uma dança que não é comum”, diz.

O Dança em Cena traz ainda workshops intensivos com Rubens Oliveira e Tati Sanchis e o Baile Arena, espetáculo Interativo de Dança de Salão que encerra a programação do evento.


O que: Dança em Cena 2022
Quando: 15 a 19/06
Onde: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo e Cenarium Escola de Dança
Florianópolis-SC
Quanto: gratuito
Informações e programação: neste link

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend