Festivais/Mostras, Notícias

4ª Festa da Buleria marca a volta presencial do evento em três dias de muita arte flamenca

Nos dias 29, 30 e 31/07, em Curitiba (PR), será realizada a 4ª Festa da Buleria, marcando a volta ao formato presencial deste evento de sucesso promovido pelo grupo Perla Flamenca. A festa busca popularizar a cultura flamenca através de um dos palos (ritmos) desta arte, a Buleria, que se caracteriza principalmente pela alegria, simplicidade e improviso.

“A essência desta festa é o encontro, é reunir as pessoas em um momento lindo de arte. Através da buleria, vivenciamos de maneira natural a mensagem que o flamenco traz do compartilhar, da reunião, da família. A buleria nos ensina a ser nós mesmos e extrai a pérola de arte que existe em cada um. Estamos ansiosos por esta edição de volta ao presencial e esperamos que todos possam vivenciar momentos incríveis e transformadores”, comenta Jony Gonçalves, guitarrista flamenco e diretor musical do grupo Perla Flamenca.

Jony Gonçalves, no violão, ao centro, com artistas do grupo Perla Flamenca em edição da Festa da Buleria. | Foto: Letícia Volpi.

Na programação do evento, que nesta edição se estende por três dias, estão aulas de dança e música para alunos iniciantes e avançados, aula teórica sobre história, estilos e características da buleria, bate-papo, festa e apresentação com os integrantes do grupo Perla Flamenca.

“O que a gente busca com a Festa da Buleria é aprender compartilhando. Seremos facilitadores do conteúdo prático e teórico. Ao final das aulas nos juntaremos pra praticar, despretensiosamente, em um ambiente acolhedor, em que nos inspiramos e aprendemos uns com os outros”, relata a bailaora Miri Galeano, diretora do grupo.

No domingo, o evento encerra com a ação “Flamenco vai à rua”, que propõe tirar a exclusividade da prática flamenca das salas de aula, tablados e teatros. Para isso, os participantes da 4ª Festa da Buleria se encontrarão na Praça da Espanha, local movimentado, cercado por restaurantes e bares com trilhas arborizadas, gramado e uma fonte central. Lá eles poderão dançar e cantar, ao ar livre, permitindo que o público vivencie a arte flamenca nas ruas, gratuitamente, promovendo a difusão desta manifestação cultural.


O que: 4ª Festa da Buleria
Quando: 29, 30 e 31/07
Informações/inscrições: (41) 9571-7379
Programação:
29/07 (sexta)
Onde: Casa Flamenca
Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2443 Bigorrilho | Curitiba-PR
17h – Boas vindas
18h – Baile para Iniciantes / Compás Avançado
19h – Baile para Avançados / Compás Iniciante
20h – Palestra: História, referências, características e estilos de flamenco. Como se vive a Buleria no Brasil e o que poderia melhorar.

30/07 (sábado)
Onde: Chácara Santo Canto | Colombo-PR
08h30 – Saída da Casa Flamenca para a Chácara Santo Canto
10h às 12h – Cante (todos)
12h30 – Baile para Iniciantes / Compás Avançado
13h30 – Baile para Avançados / Compás Iniciante
14h30 – Perguntas, comentários, reflexões (todos)
15h30 – Almoço, descanso e confraternização
18h30 – Festa (lanche)
22h – Encerramento / Volta para a Casa Flamenca

31/07 (domingo) – Flamenco vai à Rua
12h – encontro na Praça da Espanha | Curitiba-PR
15h – Encerramento

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend