Cultura Atravessa!

jul 08, 2013 Nenhum comentário por

“Porque a Cultura Atravessa a vida, a sociedade, a rua, a educação, a saúde, o meio-ambiente, a sexualidade, etc. A cultura atravessa tudo”. É partindo deste pensamento que, nesta segunda (08/07), a partir das 20 horas, no Teatro Oficina, na capital paulista, a comunidade cultural se reunirá para um encontro reflexivo sobre o papel da cultura diante das manifestações de rua ocorridas no país. Intelectuais como Roberto Schwarz, Vladimir Safatle, Eugenio Bucci, José Celso Martinez Corrêa, Luiz Fernando Lobo (Galpão da Utopia/Cia Ensaio Aberto – RJ) e o Movimento Reage Artista do Rio, confirmaram presença e apoio a iniciativa intitulada “Cultura Atravessa”.

A ideia teve início quando entidades atreladas ao fazer cultural como o Centro ITI Brasil (Instituto Internacional de Teatro ligado a UNESCO), APACE (Associação Paulista de Cineastas), ABD (Associação Brasileira de Documentaristas – SP), Cooperativa Paulista de Música, além das companhias teatrais Antropofágica e Ocamorana, em conversas com o diretor teatral José Celso Martinez Correa, o ator Ney Piacentini, a atriz Ana Petta, e vários outros artistas de diversas linguagens, se reuniram na última segunda-feira (01/07) para debater o assunto e decidiram expandir para a sociedade a reflexão:

Como o setor cultural pode se posicionar perante as manifestações ocorridas em várias cidades do país?

Na opinião dos que tomaram a iniciativa, a cultura é um elemento transversal da história e da sociedade. Sem cultura não há crítica à política e à economia, sem cultura não há uma educação totalizante, e a cultura tem ligação direta com a boa saúde, com a consciência ambiental e com a tolerância à diversidade sexual. E por fim, Cultura Atravessa porque até os atravessadores do mercado cultural serão questionados.

Ney Piacentini, um dos articuladores dos encontros, acredita que o momento é de mobilização, o povo está nas ruas clamando por mudanças e a cultura não pode ficar fora deste processo. A hora é de reflexão e ação.

Além do debate, estão programadas as seguintes atividades culturais:

  • Intervenção cênica do Teatro Oficina (trechos da peça Acordes)
  • Canções políticas de Luis Felipe Gama e Ana Luiza
  • Performance literária de Marcelino Freire
  • Coreografia de Sandro Borelli (Presidente da CPD – Cooperativa Paulista de Dança)
  • Fotos de Lenise Pinheiro
  • Instalação fotográfica de Iatã Cannabrava

Foto: Fernando Moreira

  • O que: Cultura Atravessa – encontro reflexivo sobre o papel da cultura diante das manifestações de rua ocorridas no país
    Quando: 08/07, 20h
    Onde: Teatro Oficina | Rua Jaceguai, 520, Bela Vista | São Paulo–SP
Notícias

Sobre o autor

O universo da Dança de salão em foco
Nenhum comentário para “Cultura Atravessa!”

Deixe um comentário